Avenida Presidente Kennedy passa por obra e tem trecho interditado

Tue, 04 Feb 2020 02:35:21 -0300 / 0 Comentários

Um trecho da Avenida Presidente Kennedy no bairro de Peixinhos, em Olinda, foi interditado e começa a passar por obras de requalificação a partir desta segunda-feira (3). O serviço provocou alteração na rota de ônibus desde o sábado (1º) e, de acordo com a prefeitura, faz parte do cronograma de reforma de toda a via, com custo total de R$ 15 milhões (veja vídeo acima).

A reforma acontece entre as ruas Governador Agamenon Magalhães e Gentil Ferreira Gusmão. De acordo com o assessor técnico de Olinda, Evandro Avelar, a previsão é de que o trabalho nesse trecho dure seis meses.

“Foi feito um estudo bastante aprofundado envolvendo diversos órgãos e construímos esse novo projeto. Vamos fazer toda a rede de drenagem, substituindo a antiga, depois vamos recuperar o pavimento, as calçadas e a iluminação, e remover as paradas de ônibus para as calçadas”, explicou Avelar.

Além da transferência das paradas de ônibus, a obra vai implantar uma faixa preferencial para o transporte público. “Nosso objetivo é aumentar a velocidade dos ônibus e melhorar essa sinuosidade que dificulta a circulação”, afirmou o assessor técnico.

O financiamento da obra foi previamente aprovado pela Caixa Econômica Federal, segundo Avelar, mas depende de aprovação da Câmara de Vereadores. “Essa obra é uma prioridade do governo e vamos viabilizar esse recurso. Tem um projeto na Câmara e esperamos que o bom senso prevaleça”, disse.

O prazo final para realização da obra é de até 18 meses.

Com a primeira interdição sendo no sentido cidade/subúrbio, a parada nº 130240, na Avenida Presidente Kennedy, no lado oposto ao Centro da Moda, deixa de ser atendida. A alternativa é a parada nº 130147, que fica na Rua Governador Agamenon Magalhães.

Para facilitar a mobilidade, três pontos de embarque e desembarque são implantados ao longo do desvio. Um na Rua Dr. Sérgio Loreto, em frente ao imóvel nº 1080 B; outro na Rua Austro Costa, após o imóvel nº 98; e o último na Rua Gentil Ferreira Gusmão, próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy, em frente ao imóvel nº 29.



Quando a avenida for liberada no sentido cidade/subúrbio, os trabalhos têm início no sentido contrário da via, sem desfazer o primeiro desvio. Confira as linhas afetadas:
  • 820 - TI Xambá (Cabugá)
  • 824 - Jardim Brasil II (Cabugá)
  • 827 - Jardim Brasil (Bacurau)
  • 861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra
  • 881 - TI Xambá/Rio Doce (Avenida Getúlio Vargas)
  • 882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
  • 884 - Jardim Brasil/Rio Doce
  • 885 - Sítio Novo/Rio Doce